domingo, 15 de janeiro de 2012

Vivência Cortando os Laços que nos Atam a Relações Passadas


Vivência “Cortando os Laços Que nos Atam a Relações Passadas”(1)
 
1. Requisitos para o Trabalho
O que se requer de cada participante é um desejo sincero de buscar a verdade, honestidade, dedicação, obediência aos ditados internos e a disposição de deixar de lado o ego, os desejos e a vontade pessoal e as crenças negativas, para que o ensino da CS possa fluir tão pura quanto possível seja através dos veículos humanos.

2.     Gostaria alguém na realidade de não ser livre?
As pessoas, semelhantes aos animais engaiolados se encontram todas aprisionadas em jaulas, mesmo que sejam feitas por si mesmas. Também com certeza poderiam libertar-se de suas jaulas se assim o quisessem.
Muitas pessoas resistem a todo tipo de mudança, preferindo a segurança de uma situação ou condição habitual por mais difícil que seja, a insegurança de algo desconhecido e diferente do que elas estão acostumadas a manejar.
Também há quem diga querer ser livre, mas quando se lhes oferece a oportunidade de escapar de suas prisões, não querem a liberdade com a vontade suficiente para renunciar a seus apegos a pessoas, comportamentos, sofrimentos, queixas, bens materiais, desejos, segurança ou qualquer coisa que segundo eles é imprescindível para viver.
A pessoa se mostra disposta a chegar a qualquer limite, para proteger seus sonhos e desejos queridos, ilusões impossíveis e se oporá a toda tentativa de libertação quando alguém tenta mostra-lhe que isto constitui a raiz de sua infelicidade.
Devemos nos permitir que o processo nos conduza à causa. Assim encontraremos a chave capaz de abrir as portas da própria prisão.
O Ego com seus “quero” e não “quero” representa um núcleo profundamente enraizado defendendo-se com ferocidade, como uma cidadela. Luta com ira, medo e desespero para não captular perante o Eu Superior.
Esta rendição frente à sabedoria interior representa a chave para a saúde e a integridade e constitui o verdadeiro significado do que se “faça a tua vontade (DEUS) e não a minha (Ego)”. Refere-se à vontade do nosso próprio Eu Superior, o único que sabe por que cada pessoa se encontra nesta vida, enquanto a “minha vontade” refere-se à vontade pessoal do Ego com seus apegos a miríades de desejos.

3.     Instruções para visualizar a Figura do Oito.
 
Ocasionalmente encontramos pessoas que guardam ainda um ressentimento amargo de seus progenitores, que se torna difícil visualizá-los. Pode-se lançar mão de uma foto, o nome, as iniciais ou um símbolo.
Explicar  a Figura do Oito. Vide silides. Verificar se todos entenderam a técnica de visualização pedindo que a descrevam e tirem todas as dúvidas pois durante o exercício não será mais possível.
Registrem os sonhos tão logo acordem na manhã seguinte.
Ao se prepararem  para dormir, instruírem  o subconsciente para entregar-lhe um sonho que lhe dê instruções com as quais possa se ajudar nesse período particular.
Escrever listas com características positivas e negativas de seus progenitores para ajudar a ver com mais clareza a forma com que foi programado durante a infância e de que maneira se relacionava com eles: conformando-se ou rebelando-se.
Tomar duas folhas de papel, uma para cada progenitor e dividi-las em duas colunas. Na da esquerda anotar características ou hábitos perante os quais reagia negativamente, positivamente ou com admiração. O mesmo com a direita.

4.     Cortando os Laços com a Figura Parental escolhida
 
Com o objetivo de entrar em contato com um estado de consciência desperta, interna, se requer, antes de tudo, que o corpo físico se encontre tão relaxado quanto possível, para reduzir a um mínimo de possibilidades de incômodo ou distração por tensões dos músculos e nervos.
Ir ao banheiro satisfazer necessidades fisiológicas, para não ter que interromper durante o trabalho.
 
5.     Relaxamento
 
O relaxamento  não é para dormir, mas para manter-se relaxado, porém com a consciência vigil, presente.
Colocar-se comodamente sentado ou deitado soltando-se, alongando a musculatura.
Tencionar e relaxar todo o corpo da cabeça aos pés, prendendo a respiração e depois soltando e relaxando completamente. Repetir três vezes.
Girar os pés, movendo a cabeça e os ombros e deixando cair os braços ao longo do tronco.Usar a luz do Sol ou da Lua para chegar com ela ao corpo, com o fim de protegê-lo enquanto trabalhamos e dar-lhe um tratamento curativo
A luz tem quatro propriedades: relaxante, curativa, purificadora, regeneradora, reenergizadora, que serão repetidas e invocadas freqüentemente.

Seqüências para o relaxamento
 
Visualize um raio de luz que cai sobre você e dirija-o até os dedos dos seus pés. Sentir que a luz entrar pelos dedos dos pés como uma corrente leve e calmante e que gradualmente começa a mover-se por baixo deles pela planta dos pés cheios de luz  penetrando em cada músculo, cada nervo e cada célula,Depois a luz se move no sentido ascendente pela parte inferior de suas pernas até as panturrilhas e joelhos. Sinta como ela penetra em cada osso, músculo, nervo, célula, relaxando, curando, purificando e reenergizando tudo o que necessite.Dirija-se para a parte superior de suas pernas que se abre para receber um suave fluxo de luz, observando como ascende mais além de seus joelhos até seus músculos, levando relaxamento, cura, purificação e reenergização, até chegar ao seu quadril.
Abandone suas pernas, agradeça-as por levarte-te todos os dias e de-lhes permissão para tomar um completo descanso enquanto dura este tratamento.
Leve sua atenção à área pélvica, dando-lhe ordem de receber o relaxamento, a cura, a purificação, a reenergização de cada órgão,  glândula, nervo e músculo que o necessite, até atrás na base da coluna lombo-sacra e em cada vértebra da área.
Inclua os intestinos e o estômago, o fígado e demais vísceras de modo que sinta a luz fluindo dentro e em torno de cada músculo, órgão e glândula e na colona torácica.
Leve sua atenção agora até o plexo solar no meio do seu corpo abaixo de suas costelas. Este é o centro do seu sistema nervoso denominado de segundo cérebro. É importante que a luz chegue à plenitude até esta área, para curar, relaxar, purificar e reenergizar todo seu sistema nervoso e penetrar deste modo em cada nervo, em outras partes de seu corpo.
Você poderia visualizar uma flor no seu plexo? Está fechada ou aberta? Se estiver fechada peça-lhe para abrir para que a luz chegue a seu centro.
Dirija agora a luz para o centro da flor com a ordem que flua para o centro de cada um dos nervos de seu corpo, levando consigo o relaxamento, a cura, a purificação e o relaxamento. Dirija agora a luz para que penetre em cada parte desta zona de seu corpo.
Visualize a luz movendo-se para a parte superior de seu dorso tanto para o peito como para a escápula. Cada vez que respirar você estará atraindo mais luz para o círculo dentro de seu corpo e quando exales estará expulsando tudo o que seja de natureza negativa como temores, ansiedade, tensões ou qualquer outra coisa que possa criar obstáculos ao fluir da luz. Faça com que esta ordem se mantenha vigente por todo o tempo em que trabalharmos hoje, para que sua respiração natural esteja ajudando no tratamento.
Dirija a luz para todas as partes da zona superior de suas costas para cada órgão e glândula levando cura, relaxamento, purificação e reenergização a todas elas.
Visualize a luz descendo por seus braços, a partir dos ombros e sinta como começa a chegar seus desejos às palmas das mãos, relaxando, curando, purificando e reenergizando. Observe como vai chegando aos antebraços, desde os punhos aos cotovelos, penetrando em cada osso, cada músculo, cada nervo e cada célula levando o relaxamento, a cura, a purificação e a reenergização.
Observe como irradia ascendendo para a parte superior de seus braços para relaxar, curar, purificar e reenergizar tudo ao longo do caminho. Esqueça de seus braços agora, agradecendo-os o trabalhar para ti e dar-lhes permissão para descansar enquanto trabalhamos.
Leve sua atenção para a garganta. Aqui usaremos novamente a imagem de uma flor para ajudar o tratamento, já que esta zona representa a entrada para seu sistema glandular.
Veja se a flor esta fechada ou aberta. Se estiver fechada ordene-a que se abra o suficiente como para que a luz entre e irradie desde ali para uma das glândulas de seu corpo, levando relaxamento, cura, purificação e reenergização para onde se necessite.
Sinta agora a luz se movendo para a sua nuca, onde se concentram as tensões na maioria das pessoas. Sinta como se houvessem dedos de luz massageando de maneira firme e suave todos os músculos da nuca e dos ombros dissolvendo todas as tensões presentes incluindo a coluna cervical.
Leve agora a luz para a cabeça e seu rosto, e as mandíbulas. Se sua língua estiver pregada no arco de seu paladar, deixa-a cair e se seus dentes estiverem apertados separe-os e deixe que se relaxe também sua mandíbula para que a luz entre.
Visualize agora a luz entrando por suas narinas em direção às orelhas passando por cima do nariz em direção aos olhos levando relaxamento, cura, purificação e relaxamento.
Deixe agora seus órgãos do sentido e agradeça-os por servir-te e de-lhes um descanso
Dirija agora a luz para sua fronte e por cima da cabeça, penetrando profundamente no seu cérebro para que irradie cada parte consciente e inconsciente e relaxe, cure, purifique e reenergize.
Respire profunda e lentamente por 03 vezes inalando luz cada mais vez mais e esvaziando cada vez mais a cada expiração as tensões puderem relaxar.
De maneira lenta e relaxada percorra com seu olhar interior todo seu corpo, Se você ainda sente alguma área tensa vá relaxando ao decorrer do trabalho.

6.     Imagem do Triângulo

Imaginar um triângulo. Coloque-se na base no ponto B, em frente a mim no ponto A, unidos por uma linha de luz que representa a confiança mutua que temos enquanto colaboradores deste trabalho.
Imaginemos uma linha que percorre nossas colunas vertebrais e que se unem no alto formando a ponta do triângulo, o ponto C, da CS (Consciência Superior) ou Eu Divino. Representa a sabedoria inata em cada um de nós, o ponto em que todos somos UM.
Pedir que cada um seja guiado por esta Consciência Mútua, de maneira que as perguntas e direções corretas cheguem até você e a pessoa no estado de relaxamento se mantenha receptiva e pronta a manejar tudo o que necessite para ver, sentir, saber e experimentar nesse momento preciso.

7.     Visualização da Figura do 8 e Corte dos Laços
 
Visualizar a figura do 8. Convide ao círculo em frente  a você, o progenitor de quem quer separar-se. Diga a ele que este trabalho visa separá-los para que cada um possa seguir seus caminhos livremente.Verifique se você pode visualizar os laços que o unem a seu progenitor e a que parte de cada qual estão unidos e de que forma. Pegue um instrumento apropriado para cortá-lo e corte-o primeiramente pela metade do ligamento. Depois ao extremo na parte do corpo onde está aderido. Em seguida coloque a mão direita sobre o local do corte e a mão esquerda sobre a mão direita para criar um campo de força. Peça que desça uma força curativa da CS até suas mãos e até a ferida deixada pelo corte.
Pegue os ligamentos e peça a CS que lhe indique a melhor maneira de destruí-los prevenindo assim que voltem a se ativarem e continuar o padrão anterior.Solte-se e libere-se expressando a sensação de liberdade.Agradeça ao progenitor do qual acabou de separar-se, por tê-lo (a) trazido ao mundo em um corpo humano e poder aprender na vida tudo o que foi necessário.
8.     Pedir Perdão ao Progenitor
 
Pedir perdão e perdoar o progenitor por qualquer dor que ele haja infligido seja consciente ou inconscientemente. Isto é muito duro, em especial nos casos em que há ressentimentos entre você e o progenitor. É essencial que se de o ato de perdão para que o processo de separação seja concluído.
A falta do perdão pode provocar novamente o ligamento de maneira negativa.Pedir perdão primeiro ao progenitor, parece ser mais fácil. Muitas pessoas sofrem uma carga dupla de culpa e isso proporciona uma oportunidade de libertar-se de tal peso. Permitir que venham à sua mente as coisas específicas pelas quais deseja ser perdoado e que as verbalize ou mencione para si mesmo uma de cada vez. Poderá fazê-lo em silêncio se preferir. A oportunidade de pedir perdão libera a pessoa do sentimento de culpa e o arrependimento especialmente se o progenitor é falecido.
 
9.     Perdoar o Progenitor
 
O próximo passo consiste em perdoar o progenitor por qualquer dor ou injustiça que haja infligido, seja consciente ou inconscientemente. Esta é a tarefa mais difícil para a maioria das pessoas e há casos em que se considera uma tentativa em vão. Envolve ultrapassar a barreira do orgulho, da vergonha, do medo da rejeição e ser humilde.
Em tais ocasiões sugere-se que a pessoa que não possa perdoar de coração a este progenitor peça ajuda à CS e à Força Divina dentro de si para que dalí emane o perdão, desde o vértice do triângulo que se eleva entre nós na  base por um lado e passe até o progenitor. Deixar fluir as recordações sobre aqueles episódios específicos pelos quais necessitam perdoar o progenitor, para que ambos libertem-se das emoções negativas que ligam as pessoas de maneira tão firmes quanto as positivas.
Finalmente solicita-se ao progenitor o abandono da cena e que siga adiante e viva sua própria vida liberando agora o permanente laço emocional negativo do filho. Isto não significa que não haverá contato posterior entre eles. A relação perde sua carga emocional e se torna mais satisfatória.
 
10.  Despedida
 
Realizar uma despedida apropriada, de preferência com uma bênção. Algumas vezes é indicado que se visualize um triângulo entre o progenitor e o filho, que os conecte a ambos com a CS em vez de fazê-lo entre si.
 
11.  Ritual de Limpeza
 
Dá-se mais um passo para completar a liberação. Trata-se aqui de um passo de limpeza para eliminar todo condicionamento anterior e todos os padrões de hábitos.
As vezes a liberação é imediata mas pode levar algum tempo para tornar-se evidente.
Buscar alguma imagem de água de seu centro interno, algo como um rio, um oceano ou uma cachoeira. Dispa-se por completo e deixe suas vestimentas empilhadas no chão. Depois se deve recolher uma pedra lisa ou uma folha verde de alguma planta, entrar na água e lavar-se cuidadosamente por inteiro. Isto contribuirá para remover os padrões de hábitos negativos que se deseja eliminar ou as atitudes negativas que se deseja eliminar que foram copiadas dos pais.
Coisas que serão trazidas à memória a partir de listas que tenham sido confeccionadas previamente, a respeito dos traços negativos de seus pais.
Uma vez que você sinta que se limpou de tudo isto, saia da água e ande de um lado para outro para secar, salte e distenda-se, para expressar sua liberdade.
Quando está seca, tome uma túnica limpa e folgada, de cor neutra, para que use até que haja estabelecido um novo conjunto de atributos próprios.
Como gostaria de destruir suas roupas velhas, que o atam a suas relações de infância?
Quanto mais vívida é a imagem e maior a emoção envolvida, mais profundamente se grava a nova mensagem no subconsciente e assim se tornará mais efetiva a mensagem.
Durante os três dias posteriores a sessão pode ser que experimentem emoções mescladas, como dor, tristeza, alívio, porém não se preocupar porque isto representa uma reação muito comum e não é senão algo passageira.
Não fale com ninguém sobre sua experiência, por pelo menos três dias, já que a energia emocional necessita ser refreada para dar a oportunidade de estabilizar-se, concretizar-se e tornar-se realidade. O falar muito sobre a experiência pode provocar a queda de energia, em especial se o interlocutor se mostra descrente ou expressa dúvidas a respeito.
Agradeça à CS por haver dirigido a sessão e verbalizar as indicações de trazer de volta a pessoa a plena consciência de seu corpo físico.
Aqueles que ainda se sente conectados aos seus progenitores  escrevam uma carta mas não a enviem, expressando sua liberação. Esta carta passa inadvertidamente à mente consciente da pessoa a quem é endereçada, mas chega a seu subconsciente. É melhor escrevê-la o quanto antes depois da cerimônia do corte, quando a poderosa emoção despertada pelo ritual ainda esteja presente. Quanto maior for a emoção que se vê na carta, mais profundo será o efeito que provocará, tanto em quem escreve como naquele a quem seja dirigida, posto que é a energia da emoção que se requer que seja dirigida para levar a mensagem ao nível subconsciente da mente.
Esta carta deveria se construir numa repetição de tudo o que foi declarado durante o ritual a respeito de cada pessoa, tornando-se agora livre para viver como indivíduo separado. Não deveria conter nada negativo como críticas e reprovações e deverá concentrar-se somente na liberdade que ambas as pessoas começaram a experimentar agora.
Quando se trata de pessoas que foram criadas por outros progenitores que não sejam os naturais, devemos ajudá-los a libertar-se deles depois de cortar os laços com seus pais. O método é praticamente idêntico ao descrito, salvo que ao invés de agradecer aos pais por haver entrado num corpo humano, torna-se mais apropriado agradecer-lhes por haver assumido a responsabilidade de cuidar-los. As formas de cerimônias deverão ajustar-se e adaptar-se apropriadamente para cada caso de outros membros da família que tenham tido influência parcial no desenvolvimento da criança como avós, por exemplo.

(1)   Baseado no livro Cortando os Laços que Atam de  Phllis Krystal por Dr. Overlack RamosIX (RETIRO TERAPÊUTICO-ESPIRITUAL – 26 a 28/Ago/2011).